FAQ


Como a Blu karb concebe o tema das alterações climáticas ? 

 

A Blu Karb tem como principais temas a redução das emissões de CO2 na produção do carvão vegetal e a criação de poços de carbono através do reflorestamento.

 

Para o conseguir :

 

- A Blu Karb utiliza a tecnologia “MAGE” patenteara a nível mundial, que reduz as emissões de CO2 durante a carbonização. De facto, os gases emitidos durante a combustão são centralizados numa chaminé e de seguida destruídos, gerando por fim ar quente. Este ar quente é uma fonte de energia que pode, por exemplo, alimentar um forno ou uma turbina.

 

- A Blu Karb também está comprometida com uma gestão florestal sustentável através de reflorestamento para suprir as suas fábricas e preservar a floresta local. 

 

Como a Blu Karb planeia alinhar os projectos em curso com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas ?

 

As Nações Unidas têm objectivos fulcrais aos quais a Blu Karb responde, tais como : 

 

- Proteger o planeta : A Blu Karb refloresta e usa utiliza resíduos de madeira que emitiriam uma quantidade significativa de CO2 por decomposição. A tecnologia usada pela Blu Karb melhora em 30% as emissões de CO2 comparativamente com os métodos tradicionais ou artesanais. 

 

- Garantir a saúde de todos : a tecnologia utilizada pela Blu Karb permite obter um carbono fixo superior a 82%, o que faz com que a saúde dos consumidores seja preservada. Por outro lado, a utilização dos fornos da Blu Karb reduz o contactos dos funcionários com o carvão vegetal. 

 

- Erradicar a pobreza : a Blu Karb assegura um rendimento anual não sazonal para pessoas sem qualificações e desenvolve uma actividade sócio-económica sustentável. 

 

Quais as ações que a Blu Karb desenvolveu para o benefício dos colaboradores ou da comunidade ? 

 

- A Blu Karb assegura uma formação dos funcionários e uma reciclagem de pessoas vindas do sector artesanal. 

 

- A Blu Karb desenvolveu um sistema de proteção dos postos de trabalho expostos às intempéries. 

 

- A tecnologia utilizada pela Blu Karb evita igualmente a poluição dos solos, assim os lençóis freáticos  e os resíduos da carbonização - tais como os sumos pirolenhosos - são recuperados e valorizados. 

 

- Ao recuperar e ao valorizar os desperdícios da madeira de comunidades e de particulares, a Blu Karb evita os incêndios selvagens e os riscos de incêndios. 

 

Quão importante é a Eco-inovação no processo de inovação da Blu Karb ? 

 

A eco-inovação da Blu Karb diz respeito a toda a cadeia de produção : entrada, tecnologia e produção. 

 

- A entrada é uma madeira pre-cortada pela Blu Karb e por fim seca, a fim de ter uma combustão mais rápida que liberta menos CO2.

 

- A Blu Karb utiliza uma única unidade de produção : um forno durável que transforma a madeira em carvão em 24h00, queima os gases emitidos pelo supra-carbonização e pode reutilizar o ar quente residual. 

 

- A saída é um produto de qualidade  sem quebras ou poeiras. 

 

Como a Blu Karb conecta sustentabilidade e estratégia de negócios ? 

 

A Blu Karb valoriza os resíduos de madeiras florestais ou industriais, resíduos provenientes  das podas feitas pelas comunidades e utiliza as madeiras provenientes dos incêndios florestais. 

 

A Blu Karb procede à reflorestação para o fornecimento sustentável de fábricas sem cortar as florestas locais. 

 

O ensacamento de carvão produzido pela Blu Karb é efetuado em sacos e caixas reciclados. 

 

Os fornos de supra-carbonização utilizados pela Blu Karb têm uma durabilidade de mais de 10 anos e são 100% recicláveis. 

 

Para a mesma quantidade de carvão vegetal produzida a Blu Karb reduz em 30% as suas necessidades de matéria-prima.