Blu Karb e responsabilidade social corporativa (RSC)

"A responsabilidade social corporativa faz parte do DNA da Blu Karb", diz o fundador da empresa de produção de carvão vegetal Blu Karb, Sr. Jean-Pascal MAGE.

 

Blu Karb participa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, destinados a erradicar a pobreza e a fome até 2030, reconhecendo que o desenvolvimento humano e a preservação do meio ambiente são inseparáveis.

 

Na continuação dessa visão, os objetivos da Blu Karb oferecem uma perspectiva que está na agenda mundial. Esses desafios sociais e ambientais são realizados em todos os continentes, com maior criticidade na África. De fato, 80% da população deste continente cozinha sua comida, ferve a água e aquece-se com carvão vegetal.

 

A Blu Karb integra esses objetivos de RSE em seus roteiros:

  • implantar uma tecnologia de produção de carvão vegetal que não afeta o meio ambiente: fabricada com materiais 100% recicláveis em todos os continentes,
  • empregar uma força de trabalho local, treine novamente os fabricantes de carvão artesanal e treiná-los na de produção industrial de carvão vegetal,
  • produzir carvão vegetal de qualidade a um preço justo,
  • oferecer empregos decentes aos funcionários para produção de carvão vegetal ,
  • participar de reflorestamentos,
  • apoiar o desenvolvimento socioeconômico das populações locais,
  • promover a inclusão social por meio de boom da economia local.

Foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em relação às ações da Blu Karb

Blu Karb luta contra a pobreza

A Blu Karb cria empregos decentes em suas plantas de produção de carvão vegetal e promove a inclusão social por meio do desenvolvimento socioeconômico de empregos indiretos, especialmente na agrossilvicultura.


Blu Karb combate a fome com seu carvão vegetal

A Blu Karb refloresta com o Acacia Mangium, uma árvore ideal para a produção de carvão vegetal, que promove um setor agrícola dinâmico e produtivo, porque a mandioca ou a berinjela crescem entre fileiras de árvores. Esta espécie de árvore promove a apicultura.


A qualidade do carvão vegetal da Blu Karb contribui para a saúde

A qualidade do carvão vegetal produzido reduz os riscos para a saúde dos consumidores. Além disso, os funcionários são protegidos das emissões de gases da carbonização, e os alcatrões das plantas não poluem as águas subterrâneas porque são recuperadas.


O carvão vegetal da Blu Karb fornece energia

Blu Karb fornece às populações locais acesso a energia renovável a um preço justo, confiável e sustentável. A tecnologia da Blu Karb para a produção de carvão vegetal pode ser implantada nos locais mais remotos, precisa de pouca energia externa.


Blu Karb produz carvão vegetal com empregos decentes

A Blu Karb oferece empregos produtivos em suas fábricas que são sustentáveis, dado o forte crescimento do mercado. O reflorestamento garante que as gerações atuais e futuras se beneficiem do crescimento dessa atividade.


Carvão vegetal da Blu Karb promove crescimento econômico

A industrialização implementada pela Blu Karb para produzir carvão vegetal é um dos três motores do crescimento econômico; a durabilidade dos fornos possibilita a consolidação do desenvolvimento sustentável.


O carvão vegetal de Blu Karb usa menos madeira

A tecnologia da Blu Karb para a produção de carvão vegetal requer 30% menos madeira que a dos concorrentes! É um uso responsável e apaga os recursos de madeira. A Blu Karb utiliza resíduos industriais e florestais de madeira para produzir carvão vegetal.


como o carvão vegetal é produzido protege o mundo

A tecnologia que a Blu Karb utiliza para a produção de carvão vegetal permite recuperar as emissões de gases para transformá-las em ar quente para garantir a pré-secagem da madeira, o que contribui para o combate às emissões de gases de efeito estufa.


como produzir carvão vegetal defende a vida selvagem

O reflorestamento que Blu Karb deseja promover para a produção de carvão vegetal permite restaurar a biodiversidade, promover o retorno das chuvas e preservar a fauna local, porque a floresta original é preservada do desmatamento.